A Campina procurou então novos suportes de produtos mais resistentes e informou-se na Engels sobre as possibilidades para esta necessidade.


A Campina desempenha um papel importante na indústria de lacticínios: Consequentemente a empresa tomou medidas severas para manter a elevada qualidade dos seus produtos. Em 2001 foi instalada uma máquina nova dotada de um sistema automatizado para efectuar amostras. Esta permite testar as amostras ao nível da formação de bactérias. Os meios de acondicionamento iniciais para manter as amostras da produção danificavam-se rapidamente e consequentemente não passavam facilmente na unidade robotizada das amostras.

A Engels ficou encarregue de conceber este condicionamento universal. Na fase de análise destinada a encontrar o produto adequado, teve que ter em conta as diferentes exigências em termos de ‘facilidade de utilização’e ‘transporte’. Entre outras coisas as caixas devem :

  • ser perfuradas de forma a que os produtos atinjam rapidamente a temperatura desejada de 37 graus na câmara climatizada;

  • impor um posicionamento exacto dos produtos lácteos, de forma a que o robot os apanhe sempre no local certo;

  • ter uma altura para a qual se tenha em conta a profundidade a que o braço do robot se move para recolher a amostra assim como a altura dos vários produtos a guardar;

  • estar dotadas de etiquetas com um código de barras;

  • permitir uma limpeza fácil;

  • ser de fácil transporte até 12 kg.

A Campina desejava incorporar um total de 13 produtos diferentes.
Devido à manipulação complexa do robot que efectua a recolha de amostras, não nos podíamos contentar com uma caixa standard. No entanto um produto totalmente novo teria por outro lado um custo extremamente elevado tendo em conta a quantidade limitada que a Campina necessitava. Daí que neste caso específico se tenha optado por uma caixa standard dotada de um ‘insert’ feito à medida.
Para diminuir ainda mais os custos, fez-se os possíveis para ter o menor número de opções possível, de forma a conseguir produzir o maior número de caixas com cada molde formado a vácuo. O resultado traduziu-se em três tipo de caixas diferentes no que diz respeito a altura e quatro tipos de tabuleiros.

Os trabalhos feitos à medida reduzem os custos

Além da vasta gama de caixas standard do seu catálogo, a Engels também pode produzir e fornecer produtos semi-standard. Com este sistema começa-se com caixas universais (quatro laterais e um fundo, fabricados de acordo com as medidas standard) que permitem, através da inserção de um tabuleiro feitos à medida, responder às necessidades do cliente. As caixas foram fornecidas em Novembro de 2004 e desde então têm vindo a ser utilizadas. Elas oferecem toda a satisfação no que diz respeito ao plano operacional e após três anos as caixas continuam sem estar danificadas.
Para a realização deste projecto a Engels provou mais uma vez que pode trazer uma mais-valia a qualquer sistema de produção.