A moldagem por vácuo é um método de produção que permite criar um novo produto a partir de uma placa em plástico. Como por exemplo, uma prateleira, um tabuleiro, uma caixa ou uma tampa. A placa é aquecida e inflada contra o molde. Após o arrefecimento a placa mantém a forma do molde, criando um novo produto. O produto, por ex, uma caixa ou tabuleiro, é então separado da placa usando uma faca de corte, uma serra ou fresa. O excedente da folha de plástico é triturado e reutilizado para extrudir novas placas.
Normalmente um tabuleiro com um interior moldado por vácuo serve como embalagem para um produto. O artigo pode ser empilhado, colocado no interior e proteger as peças a transportar. Este processo é relativamente caro porque duas fases de produção são necessárias para uma única embalagem. É por isso que investimos em moldes por vácuo com diferentes acessórios que combinam essas duas funcionalidades.
Para a fabricação de produtos resistentes a impactos fortes, utilizamos polietileno. Como a resistência e a precisão da deformação são extremamente importantes, muitas vezes optamos pelo ABS (reciclável).
Exemplo de ilustração na parte inferior direita: "TUB Bag", projetado para transportar facilmente encomendas "frágeis", como produtos de beleza ou mochilas, em suportes. 900 x 550 mm, fabricado em PEAD, resistente à queda e praticamente inquebrável, utilizado pelo aeroporto de Amsterdão.
Como isso funciona?
- A placa é aquecida e inflada contra o molde.
- Após o arrefecimento a placa mantém a forma do molde, criando um novo produto.
- O produto, por ex, uma caixa ou tabuleiro, é então separado da placa usando uma faca de corte, uma serra ou fresa.
- O excedente da folha de plástico é triturado e reutilizado para extrudir novas placa.

