Este site utiliza cookies que permitem melhorar o desempenho e facilitar a experiência do utilizador . Ao continuar a utilizar este site , está a concordar com a utilização de cookies. - Saiba mais - Fechar

Moldagem por vácuo

A moldagem por vácuo é um método de produção que permite criar um novo produto a partir de uma placa em plástico. Como por exemplo, uma prateleira, um tabuleiro, uma caixa ou uma tampa. A placa é aquecida e inflada contra o molde. Após o arrefecimento a placa mantém a forma do molde, criando um novo produto. O produto, por ex, uma caixa ou tabuleiro, é então separado da placa usando uma faca de corte, uma serra ou fresa. O excedente da folha de plástico é triturado e reutilizado para extrudir novas placas.


A placa é colocada na máquina, aquecida e inflada como uma bolha de ar. De seguida sobe-se o molde e o ar é aspirado para fora da máquina. O plástico ajusta-se ao molde. Após o arrefecimento do produto, o molde volta a descer e a placa é retirada da máquina.

Tendo em conta que a resistência que os moldes por vácuo suportam são uma simples fração das suportadas pelos moldes de injeção o seu custo é cerca de 80% mais económico. A moldagem por vácuo é geralmente vantajosa para séries de pelo menos 250 unidades.

Tabuleiros e interiores para caixas de plástico

Normalmente um tabuleiro com um interior moldado por vácuo serve como embalagem para um produto. O artigo pode ser empilhado, colocado no interior e proteger as peças a transportar. Este processo é relativamente caro porque duas fases de produção são necessárias para uma única embalagem. É por isso que investimos em moldes por vácuo com diferentes acessórios que combinam essas duas funcionalidades. 


Para a fabricação de produtos resistentes a impactos fortes, utilizamos polietileno. Como a resistência e a precisão da deformação são extremamente importantes, muitas vezes optamos pelo ABS (reciclável).

bagagetray schipholExemplo de ilustração na parte inferior direita: "TUB Bag", projetado para transportar facilmente encomendas "frágeis", como produtos de beleza ou mochilas, em suportes. 900 x 550 mm, fabricado em PEAD, resistente à queda e praticamente inquebrável, utilizado pelo aeroporto de Amesterdão.

Copyright © 2018 Engels. All rights reserved.