Este site utiliza cookies que permitem melhorar o desempenho e facilitar a experiência do utilizador . Ao continuar a utilizar este site , está a concordar com a utilização de cookies. - Saiba mais - Fechar

Rotomoldagem

A rotomoldagem é uma técnica de produção que permite criar um novo produto a partir de pó de plástico. O molde é aquecido entre 250 a 300 graus Celsius provocando a fusão do pó. Ao girar o molde em torno de dois eixos, o plástico fundido espalha-se uniformemente contra as paredes do molde. Após o arrefecimento, o plástico retém a forma do molde, criando um novo produto.


Na produção por rotomoldagem, o plástico é inserido num molde que é colocado em rotação num forno. O plástico é espalhado pelas paredes do molde e funde-se. De seguida, o molde é novamente arrefecido.

As vantagens da rotomoldagem:

  • Um produto produzido por rotomoldagem consiste numa peça única. Por isso, o plástico é extremamente rígido e resistente.
  • Um produto único? Pode ser produzido por rotomoldagem com investimentos em moldes que não são expressos em milhões de euros, mas em dezenas de milhares de euros. O custo de produção de um molde para rotomoldagem é no máximo cerca de 5% do custo de um molde por injeção.
  • Na rotomoldagem a espessura das paredes é a pretendida. Os produtos adquirem a resistência desejada, sem necessidade de colocação de frisos para reforçar a estrutura!
  • Os produtos rotomoldados são absolutamente lisos e, portanto, muito fáceis de limpar.

Desvantagens: o ciclo de produção é muito demorado. A velocidade de produção atinge no máximo 10% da moldagem por injeção.

Copyright © 2018 Engels. All rights reserved.